Lago Esmeralda
Lago Esmeralda é um lago e também um pequeno vilarejo localizados entre a Floresta Fantasma e as Montanhas Rubras. O lago recebeu esse nome, pois dizia-se que, nos tempos antigos, esmeraldas eram tão comuns que afloravam de suas margens.
História[editar]
A região era rica e abrigava várias colônias de pescadores, que colocavam o excedente da produção em grandes canoas e velejavam rio acima, vendendo os peixes de vilarejo em vilarejo até chegarem nas grandes muralhas da cidade de Debathon.
Anões, liderados por Galthamir, fundaram uma pequena colônia e uma mina na região para explorar as valiosas pedras preciosas. A prosperidade da mina resultou também no desenvolvimento do comércio local. Os anões ofereceram trabalho àqueles que se dispusessem a trabalhar nas minas, e trocavam peixes, tecidos e outros bens pelos utensílios de bronze, cobre e estanho que manufaturavam com o minério que também encontravam nas minas.
A Noite Eterna[editar]
Com a noite sem fim o número de peixes do lago se reduziu drasticamente, e apenas uma espécie de bagre que habitava seus recantos mais profundos e que já estava adaptado à escuridão pode ser pescado, ainda que com certa dificuldade. As poucas pessoas que não fugiram para o Império dos Elfos, distante várias luas de caminhada para oeste, buscaram refúgio com os anões.
Suficientemente longe das bordas do Império dos Elfos para que não despertasse maior interesse, assim era a vida nas margens do Lago Esmeralda, até estranhos eventos chamarem novamente atenção para o vilarejo.